Paganismo - definitie. Wat is Paganismo
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is Paganismo - definitie

GRUPOS RELIGIOSOS POLITEÍSTAS EM TERRITÓRIOS ROMANOS PRÉ-CRISTÃOS OU MOVIMENTO RELIGIOSO MODERNO
Pagão; Tipos de Paganismos; Pagãos; Antiga Religião; Antiga religião; Pagã; Religiões pagãs; Pagãs; Cultura pagã; Deuses pagãos

Paganismo         
m.
Religião dos Pagãos.
Os Pagãos.
Politheísmo; idolatria.
(Do lat. "paganus")
paganismo         
sm (lat paganu+ismo)
1 Religião pagã em que se adoram muitos deuses.
2 Idolatria.
3 Os pagãos.
Paganismo         
Paganismo (do latim paganus: "camponês" e "rústico", derivado de pagus: "aldeia") é um termo geral usado para referir-se as antigas tradições e cultos politeístas ou animistas (caracterizada pela ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva), principalmente em um contexto histórico, à mitologia greco-romana, bem como as tradições na Europa e na região norte da África antes da cristianização. Em definições estreitas, não incluem as religiões mundiais e restringem o termo às correntes locais ou rurais que não são organizadas como religiões civis.

Wikipedia

Paganismo

Paganismo (do latim paganus: "camponês" e "rústico", derivado de pagus: "aldeia") é um termo geral usado para referir-se às antigas tradições e cultos politeístas ou animistas (caracterizada pela ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva), principalmente em um contexto histórico, à mitologia greco-romana, bem como as tradições na Europa e na região norte da África antes da cristianização. Em definições estreitas, não incluem as religiões mundiais e restringem o termo às correntes locais ou rurais que não são organizadas como religiões civis. Etnólogos evitam o termo "paganismo", devido ter significados variados pós-cristianismo, referindo-se à fé tradicional ou histórica, preferindo categorias mais precisas, tais como o politeísmo, xamanismo, panteísmo ou animismo.

Em sentido amplo, engloba às religiões contemporâneas, que incluem a maioria das religiões orientais e as tradições indígenas da América, da Ásia Central, da Austrália e da África, bem como às religiões étnicas não abraâmicas em geral.

Na perspectiva cristã, o termo foi historicamente usado para englobar todas as religiões não abraâmicas. O termo "pagão" é uma adaptação cristã do gentio do judaísmo e, como tal, tem um viés abraâmico inerente, com todas as conotações pejorativas entre o monoteísmo ocidental, comparáveis aos pagãos e infiéis também conhecidos como cafir (كافر) e mushrik no Islã.

Desde o século XX, os termos "pagão" ou "paganismo" tornaram-se amplamente utilizados como uma autodesignação por adeptos do neopaganismo. Como tal, vários estudiosos modernos têm começado a aplicar o termo de três grupos distintos de crenças: politeísmo histórico (como a mitologia celta e o paganismo nórdico), religiões indígenas, folclóricas e étnicas (como a religião tradicional chinesa e as religiões tradicionais africanas) e o neopaganismo (como a wicca, o reconstrucionismo helénico e o neopaganismo germânico).